Platinorum Recomenda – Um Guia à Bruxaria Tradicional

Este é um livro proveitoso não apenas àqueles que buscam a bruxaria, mas também a qualquer um interessado em conhecer o animismo (tema que surge constantemente nos posts sobre paganismo) de forma prática. Em Um Guia à Bruxaria Tradicional: A Vassoura, O Cajado e a Espada somos apresentados às bases fundamentais da tradição nomeada pelos autores como “Blacktree“, porém somos avisados em se tratar de uma proposta de bruxaria extremamente local que nos convida a usar essas bases para obter uma prática totalmente ajustada ao lugar onde estamos.

O livro abre nos dando a sua visão de bruxaria e já introduzindo o animismo. A questão sobre “tornar-se bruxo” (se é algo relacionado a condições de nascimento ou a fazer parte de grupos seletos) é abordada e a conclusão que nos é entregue é de que essa condição é adquirida de acordo com escolhas pessoais dentro do seu caminho mágico. Aqui também é nos deixado claro que estamos diante de uma bruxaria não-religiosa, desvinculada de qualquer tipo de paganismo. Esta é uma bruxaria, um caminho mágico (definido como “tortuoso”), que se foca nas entidades ao nosso retor ao invés de deuses e em sua soberania pessoal.

A bruxaria está ligada de modo profundo a questões de governança pessoal e controle individual. Ela se volta, com sangue e suor, aos males da vida e da sociedade. É uma ferramenta de mudança nas mãos daqueles que não permanecerão inertes enquanto a vida passa. Tem relação com magias e feitiços, ervas e espíritos, voar e adivinhar. Ela se refere a viver no mundo, para melhor ou para pior. É crua; suja; um conjunto de habilidades; uma disciplina. É uma arte.

Um Guia à Bruxaria Tradicional; “Bruxaria e soberania”

Embora tenhamos um capítulo destinado a debater sobre os espíritos presentes no meio natural e como os contatar, o animismo permeia o livro todo; o trabalho com o genius loci (que guarda uma semelhança com os
landvættir já apresentados aqui) é muito bem fundamentado. A ênfase em encontrar magia no local onde você se encontra e criar um sistema adequado a ele está até mesmo nas indicações de oferendas, dando-se uma grande importância a obter produtos da região para libações. Muitos exercícios visam abrir a percepção do leitor aos aspectos animistas que existem a sua volta.

A visão cosmológica da tradição Blacktree também é nos apresentada. Os autores valorizam bastante o culto aos ancestrais e a necromancia, dedicando uma capítulo inteiro a essa prática. Projeção astral também é abordada, sendo trabalhada tanto através de meditações quanto de substâncias e também como parte integrante do “Sabá dos Bruxos” (tomado como um evento astral pelo livro).

Entre outros temas temos o uso de oráculos, uma introdução ao herbalismo (porém focada em ervas venenosas e indutoras de relaxamento, não espere listas extensivas) e um capítulo dedicado a práticas mágicas em si (onde vemos uma influência grande do hoodoo, muito presente na região dos EUA onde os autores nasceram). Existe um capítulo sobre o trabalho com a lua e uma certa sazonalidade (obviamente pensada para os EUA), porém não faz parte da proposta dos autores realizar ritos de Roda do Ano ou quaisquer similares. Todos os exercícios e rituais são organizados em um índice já na abertura do livro, sendo muito fácil os encontrar e referenciar. Todos os capítulos fecham com uma lista bibliográfica, e embora tenha sido mantida em inglês leitores atentos notarão que algumas das recomendações estão disponíveis em português.

Um Guia à Bruxaria Tradicional vai além da discussão teórica sobre a bruxaria, sendo um livro muito prático e que propõe que o animismo seja vivenciado. Bem mais do que simplesmente dar um programa mágico a ser seguido, seu compromisso está em criar uma base por onde um praticante consiga criar seu próprio sistema e encontrar os espíritos e as forças da paisagem ao seu entorno. Pode ser aproveitando tanto quanto por aqueles que desejam seguir os caminhos tortuosos dos bruxos quanto por quem já possui um caminho mágico porém deseja o expandir outro já existente.

Compre “Um Guia à Bruxaria Tradicional” com desconto na Amazon! Finalizando qualquer compra na Amazon através deste link (incluindo ou não o livro), você estará colaborando com o Platinorum e nos ajudando a crescer

Você também vai gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *