Hoje trago o post prometido quando falamos de como os chakras hindus originais não são a mesma coisa que nos foi ensinado no ocidente.
Novamente, o texto original em inglês deriva do blog tantrikstudies, ainda que esteja dividido em duas partes lá.
Dito isso, vamos ao texto (as imagens presentes não estão contidas no texto original, e não são recomendadas para menores de 18 anos – eu realmente tenho que dizer isso? haja MASP-…)!
“A tradição do Tantra clássico gerou não um, mas vários sistemas de cakra (em português a palavra é normalmente escrita como chakra, mas deve ser pronunciada como se pronuncia “tchau”, não como “chá”). Sistemas de cinco chakras eram os mais comuns no começo da tradição, de modo a corresponderem aos cinco elementos.
Meu mentor e amigo Somadeva Vasudeva (atualmente na Universidade de Kyoto) descobriu um fascinante sistema de 10 chakras em um texto chamado “Uma mina de joias [em ensinamentos de] Música (Saṅgīta-ratnākara)” por um cara chamado Śārngadeva. Esse é o único texto em sânscrito, que eu saiba, que associa estados emocionais e mentais específicos (bhāvas) com cakras específicos; ou, mais precisamente, com as ‘pétalas’ dos cakras.
Aqui estão alguns breves excertos do texto, traduzidos pelo Dr. Vasudeva (com pequenos ajustes meus) — mas por favor saiba que o entendimento adequado desse material só é possível ao se ler os comentários a respeito do texto feitos por Kallinātha e Siṃhabhūpāla, não incluídos aqui. Os cinco primeiros cakras desse sistema de dez cakras têm as mesmas localizações e os mesmos nomes dos cinco primeiros cakras do sistema de sete cakras popular no ocidente*.
N.T.1: O post original é dividido em dois posts – um contendo os cinco primeiros cakras, o outro contendo os demais. Como eu sou um autor excepcionalmente prolífico e não tenho medo de textos ultrapassando 4 páginas (pfff…) estou disponibilizando a versão completa aqui.
CAKRA #1. Ādhāra – ‘Entre o ânus e os genitais está o ādhāra-cakra. Ele tem quatro pétalas. Nessas quatro pétalas, arranjadas nos pontos intermediários de uma bússolaNT2, estão encontradas as quatro bênçãos (ānanda): [1] “bênção suprema” no nordeste, [2] “bênção inata” no sudeste, [3] “bênção dos heróis” no sudoeste, [4] “bênção da união” no noroeste. A Kuṇḍalinī reside nessa estrutura em lótus. Quando ela é elevada ao topo da cabeça, ela concede libertação.’
NT2: No próximo chakra vemos que o corpo humano é entendido segundo os hindus da seguinte maneira: Leste – a frente do corpo ; Oeste – as costas ; Assim sendo, obviamente : Norte – a esquerda ; Sul – a direita.
Dessa maneira, as pétalas dos chakras encontram-se, segundo esse texto, na direção da virilha, tanto à frente quanto atrás do corpo – totalmente diferente do que a maioria visualiza. Isso sem mencionar que os OUTROS chakras ficam ainda mais esquisitos.

CAKRA #2. svādhiṣṭhāna – ‘Na raiz (base) dos genitais está localizado o svādhiṣṭhāna-cakra, de seis pétalas (Kallinātha complementa dizendo que ele está a seis medidas de dedo acima do ādhāra-cakra). Em suas pétalas, começando no leste (subjetivamente a frente do corpo) são encontrados: [1] modéstia, [2] crueldade, [3] destruição do orgulho, [4] estupefação, [5] desrespeito, e [6] suspeita. [Como Siṃhabhūpāla explica, isso significa que quando a alma se acomoda nessas respectivas pétalas ela assume seus respectivos estados]. Esse cakra é a morada do poder da paixão.’

CAKRA #3. maṇipūraka – ‘Na região do umbigo está localizado o cakra de dez pétalas chamado maṇipūraka. Em suas pétalas são encontradas, começando com o Leste (frente): [1] sono profundo, [2] desejo, [3] inveja, [4] difamação, [5] vergonha, [6] medo, [7] compaixão, [8] estupor, [9] degeneraçãoNT3, e [10] depressão. É a localização do sol. [Siṃhabhūpāla identifica esse “sol” como uma forma específica de energia vital (prāṇa), chamada “sol” (sūrya).]’
NT3: De “degenerado”.


CAKRA #4. anāhata – ‘[Na região do] coração está localizado o anāhata-cakra. É o local para se adorar a Śiva na forma de Praṇava OṃNT4. Ele tem doze pétalas. Os resultados da permanência nestas, começando com o Leste (frente), são: [1] destruição da instabilidade, [2] raciocínio claro, [3] remorso, [4] expectativa, [5] transparência [ou ausência da dissimulação], [6] preocupação, [7] empenho, [8] equanimidade, [9] hipocrisia religiosa, [10] instabilidade, [11] discernimento, e [12] audácia [ou fé em si mesmo].”
NT4: Adorar-se a shiva por meio da recitação do mantra Ohm.

“Nenhum dos bhāvas (estados emocionais-mentais) dos cakras 1 a 3 devem ser cultivados pelo músico-yogī. Contudo, no cakra #4, o músico deveria cultivar as qualidades das pétalas #1, 8, 11 e 12. Cantores que se mantenham nas qualidades das pétalas #4, 6 ou 10 irão destruir sua habilidade inata, assim nos foi dito.
CAKRA #5. viśuddhi – ‘Na [região da] garganta está localizado o viśuddhi-cakra, de dezesseis pétalas. É o local de morada de Sarasvatī (deusa da fala, música e aprendizado). [Siṃhabhūpāla : “a deusa da fala, contemplada aqui, confere perfeição no falar”]. Quando a alma habita em suas dezesseis pétalas, se acumulam as seguintes recompensas começando do Leste (frente): [1] O Praṇava (Ohm), [2] o Udgīthachant, [3] o mantra huṃphaṭ, [4] o mantra vaṣaṭ, [5] o mantra svadhā, oferecido aos ancestrais (pitṛ), [6] o mantra svāhā, oferecido aos deuses, [7] a palavra namaḥ, [8] néctar, [9] As sete notas musicais em ordem, iniciando-se com ṣaḍja,NT5, [10] o boi (de Shiva)NT6,[11] gāndhāra, [12] madhyama, [13] pañcama, [14] dhaivata, [15] niṣāda,NT7 [16] veneno [ou miséria].
As pétalas de #8 a 15 devem ser cultivadas pelo músico, assim nos foi passado.
NT5: Notas hindus para se compor músicas. Nem pergunte.
NT6: O animal que Shiva monta (todos os principais deuses hindus montam um animal) é um boi – que representa poder animalesco, força bruta e potência sexual.
NT7: Boa sorte pra quem quiser se aprofundar. Recomendo aprender sânscrito.

CAKRA #6. lalanā-cakra. ‘Na [região da] úvula está localizado o lalanā-cakra, de doze pétalas. Em suas pétalas estão localizadas os seguintes frutos, começando com o Leste (frente): [1] intoxicação, [2] arrogância, [3] afeição, [4] luto, [5] aflição [Siṃhabhūpāla: “sofrimento advindo de causas desconhecidas”], [6] ambição, [7] desencanto, [8] agitação, [9] a “onda” [Siṃhabhūpāla: “as seis ondas existentes no sopro vital (prāṇa), na mente (buddhi) e no corpo (deha): fome e sede, luto e desilução, velhice e morte”], [10] fé, [11] contentamento, e [12] respeito.
‘No lalanā-cakra, a décima (fé) e décima-primeira (contentamento) pétalas conferem maestria ao músico, a primeira (intoxicação), quarta (luto) e quinta (aflição) são consideradas destrutivas pelos experts em yoga.’

CAKRA #7. ājñā-cakra – ‘[Na região] entre as sobrancelhas está localizado o ājñā-cakra, de três pétalas. As recompensas são as manifestações [dos três guṇas]NT8 : [1] sattva, [2] rajas, e [3] tamas.’
NT8: Os três guṇas são um conceito parecido com o dos “humores” medievais – são um “algo” presente no corpo humano que confere à pessoa traços de personalidade.
CAKRA #8. manaś-cakra – ‘Depois disso vem o manaś-cakra, de seis pétalas. Seus frutos são [a maestria dos]: [1] sonhos, [2] gozos dos sabores, [3] percepções olfatórias, [4] percepções visuais, [5] sensações táteis, [6] percepções de auras.

CAKRA #9. soma-cakra – ‘Acima está o soma-cakra, de dezesseis pétalas. Em suas pétalas estão localizados os dezesseis kalās (“poderes, forças, dígitos, um dezesseis avos, partes, aspectos”). A alma alcança [as seguintes] recompensas quando ela progride para essas pétalas, começando pelo Leste (frente) : [1] compaixão, [2] paciência, [3] integridade, [4] fortitude, [5] libertação das paixões, [6] constância, [7] alegria, [8] júbilo, [9] entusiasmo, [10] lágrimas (de felicidade) durante a meditação, [11] estabilidade, [12] gravitasNT9, [13] esforço, [14] claridade mental, [15] generosidade, [16] sensação única.’ Note-se que muitos desses são Yamas e NiyamasNT10 no Śāradā-tilaka.NT11
NT9: O original lê-se assim. Não achei o significado em inglês, mas em latin pode significar “disposição para cumprir com o dever” (algo que esse tradutor definitivamente gostaria de obter).
NT10: Regras ou códigos de conduta para sermos virtuosos. Tipo Mandamentos, mas da yoga.
NT11: Uma coleção de instruções de mantras e instruções para o culto a diversas deidades, usado principalmente no tantra.

CAKRA #10. sahasrapatra-cakra. – ‘No topo da cabeça está localizado um cakra de mil pétalas, produtor de néctar. Ele nutre o corpo com correntes de néctar… A alma presente no topo da cabeça, estando repleta de néctar, é satisfeita, e pode sobressair-se na música.’

O Dr. Vasudeva, que traduziu essa passagem, adiciona:
‘Músicos podem muito bem se perguntar o porquê de Śārṅgadeva descrever a fisiologia esotérica em tamanho detalhe em um trabalho de musicologia. A resposta é dada nos seguintes versos: Só quando a alma está em algumas dessas pétalas/kalās pode-se obter maestria musical. Algumas pétalas/kalās são prejudiciais à música, outras são indiferentes.’
Fonte : Relato dos cakras como achado no Saṃgīta-ratnākara de Śārṅgadeva, editada por Pandit S. Subrahmanya Sastri, revisada por Smt. S. Sarada, Adyar Library and Research Centre, Madras, segunda edição, 1992.”
2 Comentários
Boa noite, gostei do modo extrovertido como passa o ensinamento, vou procurar aprofundar mais sobre o assunto mas, gostaria de agradecer pelo aprendizado haha no momento o primeiro chácara está recebendo a benção do herói, mano, quanto tempo leva pra voltar ao normal ou tem alguma dica? Sou reikiano nível 3, praticante, fiz nível 1, 2 e 3 em menos de um ano, agora que estou me equilibrando, iluminando de certa maneira, não sei o que fazer haha grato pela atenção! Depois vou ler o post com carinho, paz, luz e amor no seu caminho. (Corpo deformando também, rosto, perna, ombro..)
Olá Cássio. O reiki mesmo deveria ser suficiente para regular todos os seus chakras se você está falando em termos de energia, mas é muito estranho essa coisa de o corpo estar deformando.
Tem certeza de que você não está com uma doença como esclerose múltipla ? Se não, o seu mestre tinha uma linhagem confiável ? Você está de fato canalizando reiki e não outra coisa ?