O que é o Satanismo?

satanismo

Tenho visto muitas discussões em grupos sobre o que é o Satanismo. O que me incomoda é como as pessoas não estão dando a devida atenção ao conceito que concerne a sua filosofia. Vou tentar aqui, dizer o que pra mim é o Satanismo e de que forma essa visão distorcida acaba se formando.

Primeiramente, a visão judaico-cristã propõe que haja um Criador: alguma consciência cósmica que deu origem ao nosso Universo, o que podemos chamar de ordem simbólica.
No contexto religioso, você pertence a esta corrente, logo, se coloca como parte da criação deste Criador. Fazendo parte desta Ordem, tudo aquilo que não estiver de acordo com ela, se torna seu adversário, opositor. A falha disso, é que prevê uma visão dualista, binária, pois será sempre uma cultura de “Nós” contra “Eles”.

Essa é a forma como as mentes nos dias atuais estão formatadas. Este conceito binário é naturalizado no nosso consciente. Você sempre vê essas manifestações duais em quase tudo, macho ou fêmea, homem ou mulher, direita ou esquerda, PT ou PSDB, Republicano ou Democrata. TUDO!

O problema dessa formatação de pensamento, é que ela é usada para influenciar as pessoas a procurar a significância da própria existência. Como? Fazendo parte de algo, entrando em uma “ordem simbólica”. A partir disso, você precisa de um inimigo, um opositor: alguém pra jogar a culpa e evitar que os pertencentes da sua ordem, a sustentem e mantenham.

Nesse sentido, o Satan judaico-cristão é este conceito de Opositor, seria de certa forma uma contra-cultura que causa o tensionamento da cultura vigente. Portanto, NÃO FAZ SENTIDO, você replicar o modus operandi cristão, substituindo Deus, pelo seu opositor. Você só estará replicando o mesmo sistema. A única vantagem de parar de adorar Deus para adorar Satan, é que você TEORICAMENTE se livraria dos dogmas cristãos, e toda a culpa que ele gera. O problema é que as pessoas tem replicado a estrutura religiosa e a colocando como o Satanismo.



satanismo-ciencia-780x402

Na minha visão é apenas continuar sendo um escravo de outro senhor. Vocês que não compactuam com a visão de Deus, ou o monoteísmo, podem tentar entender melhor como este mito foi construído. O diabo é muito mais do que “alguém pra colocar a culpa” e chamar de mau.  –  me entristece ver umbandistas investindo tempo e energia pra dizer que Exu não é o Diabo. Na grande maioria dos terreiros, você pode observar como Exu tem sido tratado como inferior, como “mão de obra” pra limpar a sujeira, como secundário, como perigoso. Tanto que ele não é reconhecido como Orixá, como uma deidade. Se pergunte o por que de nos gongás não ter uma imagem de Orixá Exu? Por que as casinhas de Exu são em salas fechadas aos olhos alheios? Por que Exu é cultuado fora de casa? Existem algumas explicações enérgicas, mas elas falham em explicar a totalidade das coisas, afinal, se “Exu é quem está mais próximo de nós”, se “Exu deve ser sempre o primeiro a ser oferendado”, por que ele sempre está recluso, porque se deve firmar primeiro a “direita” antes de firmar exu? De onde vêm essa herança cultural? – , algo está muito errado, não acha?

O que estou querendo dizer com tudo isso, é que devemos nos focar no sentido de OPOSIÇÃO do satanismo. Não interessa quem é Deus, quem criou o Universo, o conceito principal dessa filosofia é ser um QUESTIONADOR da ordem simbólica, fazem oposição, causar o tensionamento destes poderes, porque é isto que simboliza estar livre desta ordem. Nunca vai fazer sentido criar “Os Dez Mandamentos Satânicos”, adorar demônios, achar que demônios são seus amigos, até mesmo a bíblia satânica. Tudo que Lavey propôs, foi uma forma diferente de perceber o cristianismo, se utilizando das dores decorrentes da culpa gerada pelos dogmas. O próprio livro é cheio de sofismas e erros, a parte válida, é recolocar o homem como centro do universo.

Portanto, quando você ouvir falar em Satanismo, pense em algo como Antagonismo e de que todos nós que tensionamos o poder vigente, tentando desconstruir uma Ordem somos Satanistas. Obviamente não precisamos nos opor a tudo que existe, mas isto fica a critério de cada um. E por último,
apesar desta visão ainda alimentar um pensamento dualista, esta ruptura da soberania vigente, abre brecha pra uma maior diversidade de pensamentos, que transcende de fato essa binaridade problemática da nossa sociedade. Pluralizem!

maxresdefault

BÔNUS: Sobre Exu, e quem prega que Exu não é o Diabo: o que é o diabo pra você? Pro cristianismo são todos aqueles que não respeitam o seu dogma, todas as histórias INVENTADAS de maldade e de libertinagem, são uma forma de tornar pecado tudo aquilo que foge desse dogma.
Exu representa tudo isso, o problema é que sua mente ainda trabalha nesse formato judaico-cristão, e você no fundo gosta de tudo aquilo que Exu representa, afinal, ele é quem está mais próximo da humanidade, de acordo com o seu próprio mito.
Exu faz festa, bebe, fuma, come carne, pimenta, representa o PODER FECUNDADOR, a POTÊNCIA SEXUAL, o PRAZER, a PROSPERIDADE MATERIAL e principalmente A LIBERDADE.
Então PARE DE TENTAR EMBRANQUECER EXU, pare de tentar colocar uma deidade no seu padrão moral decadente. Exu representa todas as coisas boas do plano material. Pra quem você recorre com trabalhos de prosperidade? EXU. Toda a riqueza do dogma cristão está nos céus, e a terra é um lugar de sacrifício e penitência, justamente pra você continuar numa vida medíocre e tentar colocar tudo aquilo que foge dessa visão míope na mesma caixinha de pensamento escravizado.

Então, larga mão dessa hipocrisia, porque Exu continua sendo tudo que ele É!
Laroyê

BÔNUS 2:
Uma matéria que descreve bem onde esse conceito de antagonismo pode ser aplicado, buscando mais igualdade

BÔNUS 3:
Matéria da BBC que fala um pouco sobre o Satanic Temple, e a simbologia da estátua de Baphomet construída no local.

BÔNUS 4:
Quem gostou do Baphomet feito de tricô na chamada do post no facebook, ele pode ser encomendado AQUI

Este texto me inspirou, vou fazer outro texto sobre a hegemonia de outros panteões subjugando a nossa cultura ancestral local aqui do Brasil.

 

PAZ
K.

kass

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *