Eu, Steven e o Universo

Steven Universe nos fala um pouco sobre encarnações, pelo menos para quem trata do assunto através do judaísmo. As GEMS são seres mágicos (ou essa é a palavra que usam no seriado). Uma de suas capacidades é unirem suas personas, criando seres mais poderosos.

Por exemplo, Garnet é uma “fusão” entre duas outras GEMS. Significa que ela é formada por duas outras personas e ao mesmo tempo é ela própria. Acompanhando os episódios, notamos que de início, quando duas GEMS se fundem, elas mantém a noção de que são múltiplas consciências. E, com o tempo, a nova personalidade vai se cristalizando (com trocadilho), criando uma nova noção de “eu”. Ou seja, a persona criada da união de duas outras GEMS trata a si mesma inicialmente como “nós” — podendo até conversar com as personas que a formaram — e, depois, começa a tratar a si mesma como “eu”. Ou seja, enxerga a si mesma como um indivíduo independente.

Como efeito colateral, as GEMS criadas das fusões podem até mesmo rejeitar a ideia de se separarem novamente. Na prática, elas querem defender esse novo “ego”, protegendo a nova identidade.

Quando o próprio Steven se funde pela primeira vez, ele o faz com sua amiga Connie. A persona criada — Stevonnie — reluta a compreender-se como indivíduo. Garnet, tendo mais experiência no assunto, aconselha:

— Me escute. Você não é duas pessoas, e você não é uma pessoa. Você é uma EXPERIÊNCIA. Faça com que seja uma BOA experiência.

O conselho de Garnet serve para nós. Segundo o judaísmo — e mesmo outras versões da ideia de encarnação — somos a fusão de alma, corpo, instinto de sobrevivência, emoções. Mas não somos nenhum deles individualmente. Também não somos um indivíduo independente. O que somos é a experiência que temos no mundo. Antes e depois, não somos.

Além da fusão, há um outro fenômeno de transformação no seriado Steven Universo: o nascimento do próprio Steven.

Steven é e não é sua mãe, Rose Quartz. O fenômeno de seu nascimento é retratado com ares de mistério em boa parte dos episódios do seriado. Basta indicar aqui que, quando Steven nasceu, sua mãe sumiu.

Mas Rose deixa uma mensagem para Steven através de uma velha fita VHS.

— Eu quero que você saiba que toda vez que você amar ser você mesmo, serei eu amando você e amando SER você.

Sem comentários.

Shbaa.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *