Esse é um texto recebido esotericamente, por meio da prática espiritual.
Como acupunturista, eu, autor, possuo ampla prática e suporte espiritual.
Esse texto não é um manual de acupuntura para leigos, se destina àqueles que desejam testar uma maneira de tratar massas e tumores mas já possuem treinamento como acupunturistas.
Não exerça o procedimento mencionado sem treinamento formal.
Não abandone o tratamento convencional.
Essa técnica pode ser utilizada em concomitância com terapia médica ocidental padrão, assim como protocolos de alívio dos efeitos colaterais. É complementar e não-excludente.
Teoria Sobre a Formação e Resolução de Massas Tumorais e Tumores Necrosantes
Tumores Malignos, em seus diversos estágios de desenvolvimento, possuem diagnóstico simples dentro da MTC : São acúmulos ou deficiências tão severas de QiXue que levam a formação de massas ou impedimento completo do fluxo de QiXue para uma região, assim gerando crescimento exagerado (formação de massas) ou morte do tecido (necrose).
É possível que ambos os fenômenos ocorram simultaneamente, por diversas causas.
Contudo, esse diagnóstico não chega a explicar ou oferecer métodos de se tratar a origem e diferentes manifestações do tumor.
Proponho aqui uma teoria recebida espiritualmente para explicar as bases do surgimento dos diferentes tipos de tumores, assim como propor um tratamento experimental.
Os Quatro Tipos de Tumores
Dividiremos os tumores em quatro tipos.
Primariamente causados por acúmulo de Xue;
Primariamente causados por acúmulo de Qi;
Primariamente causados por acúmulo de Líquido;
Primariamente causados por Deficiência;
Todo Tumor terá aspectos que envolvem Xue, Qi, JinYe e Deficiência. Contudo, o que primariamente causa o tumor é o que nos possibilitará uma abordagem terapêutica que facilita a remissão e diminuição do mesmo.
Os tumores primariamente causados por acúmulo de Xue são agressivos, progridem rapidamente, e apresentam textura nem mole nem dura ao toque.
Aqueles causados primariamente por acúmulo de Qi são brandos, progridem lentamente, e apresentam textura dura ao toque.
Aqueles causados primariamente por acúmulo de Líquido são moles ao toque, se espalham rapidamente e causam inchaço e vermelhidão intensas. Podem ser brandos ou agressivos, e se manifestam mais facilmente nos tecidos moles.
Aqueles causados primariamente por Deficiência advém de insuficiência no Fígado, e normalmente causam metástase a esse órgão; São necrosantes, sem exceção; E estão intimamente ligados ao estado das Cinco Almas.
Da Formação e Malignidade do Tumor
Quando há acúmulo de substância em uma região, pode haver dor ou não. Mas não haverá aparecimento de um tumor se o fluxo da Energia Original estiver pleno.
O que leva ao aparecimento e piora de tumores são distúrbios na energia original, Yuan.
Um tumor benigno, brando e mole indica distúrbio suave na energia original, que pode ser corrigido com a purificação do Jing gerada pelo uso dos pontos R4, BP6, BP15, C5, VC4.
Se recomenda tonificação ou dispersão de acordo com o diagnóstico prévio, e uso de moxa em casos de Deficiência, mesmo em deficiência de Yin branda, mas se contraindica em casos de deficiência grave de Yin, deficiência de Xue proeminente, estase de QiXue ou Calor Interno, Calor Externo e Calor Tóxico proeminentes.
Um tumor maligno indica distúrbio grave na energia original, e deve ser tratado a partir da técnica aqui descrita.
Distúrbios da Energia Original (Yuan)
Energia Original é toda aquela que não recebeu a distinção;
Que se encontra com pleno potencial, mas pouca manifestação;
Que pode se tornar qualquer outra, mas não se define como nenhuma.
Há Yuan Verdadeiro, Yuan Shen, Yuan Qi, Yuan Xue, Yuan Ye, Yuan Jing.
O Yuan Verdadeiro é misterioso e místico.
Advém do além-percepção e está além das Almas, do Espírito ou da Consciência;
É Wu, Vacuidade.
E da Vacuidade surge o Espírito.
Para compreender o Yuan, devemos observar o que nos foi passado por Xiwangmu no primeiro capítulo do Dao dos Pêssegos.
Os Quatro Tipos de Tumores e suas Orígens
Os tumores primariamente causados por acúmulo de Xue apresentam distúrbio na energia original do sangue, e vem do Yuan Xue.
Os tumores primariamente causados por acúmulo de Qi apresentam distúrbio no Yuan Qi.
Os tumores primariamente causados por acúmulo de Líquido apresentam distúrbio no Yuan Ye.
Os tumores primariamente causados por deficiência surgem de distúrbios no Yuan Jing.
Como o Yuan Xue vem do Yuan Qi, quando há tumor primariamente causado por acúmulo de Xue, o distúrbio pode ter se originado no Yuan Qi do feto ou no Sangue da Mãe.
Quando o tumor advém do Yuan Qi, e o Yuan Qi advém do Yuan Shen, o distúrbio pode ter se iniciado na porta do Yuan Shen ou advir do Yuan Shen.
Quando o tumor advém do Yuan Ye, e o Yuan Ye advém do Yuan Xue, o distúrbio pode ter se iniciado na porta do Yuan Xue, no Sangue da Mãe, na porta do Yuan Qi ou mais além. Contudo, o Yuan Ye deve ser expulso durante o parto, e o tumor por acúmulo de líquidos então pode advir da não expulsão ou reabsorção do Yuan Ye durante ou após o parto.
Quando o tumor advém de distúrbios no Yuan Jing, pode ter sua origem em qualquer dos demais Yuan.
A origem de um distúrbio no Yuan não afeta seu tratamento em uma pessoa comum, que não abriu em si as portas do yuan – pois o distúrbio estará isolado em sua origem, e não há comunicação entre os Yuans naquele que já nasceu.
Contudo, um distúrbio no Yuan que não derive da reabsorção do Yuan Ye ou do Sangue da Mãe, necessariamente advém de um distúrbio superior, indicando que há distúrbio na Vacuidade (Wu).
Assim, são três as causas últimas dos tumores:
- Reabsorção do Yuan Ye durante o parto
- Distúrbios no Sangue da Mãe durante a gravidez até o momento do corte do cordão umbilical
- Distúrbios na Vacuidade
E assim, há grande chance de reincidência ou aparecimento de um novo tumor, a menos que se explore, descubra e cure em profundidade as raízes da doença quando:
- Um tumor primariamente advindo de acúmulo de Xue teve origem em um Distúrbio do Yuan Xue, mas esse distúrbio não veio do Sangue da Mãe, vindo da Vacuidade.
- Quando o tumor for primariamente advindo de acúmulo de Qi, tendo sua origem no Yuan Qi e portanto advindo de um distúrbio na Vacuidade.
- Um tumor primariamente advindo de acúmulo de líquido tiver origem em um Distúrbio do Yuan Ye, mas esse distúrbio não for advindo da reabsorção do Yuan Ye durante o parto (nota: o engolimento do mecônio durante o parto é sinal de reabsorção de Yuan Ye e pode levar a ela), sendo necessariamente então vindo de um distúrbio de Yuan Xue.
- Um tumor por Deficiência tem sua origem em um Distúrbio do Yuan Jing, cuja origem necessariamente vem de um distúrbio na porta do Yuan Ye ou no Yuan Ye.
Diagnóstico
Quando se faz o diagnóstico de um tumor, sua origem é definida por suas características de acordo com os quatro tipos.
Se inicia o diagnóstico do tumor a partir da identificação de sua origem.
A partir dali, deve-se diagnosticar a origem do distúrbio que levou ao tumor, dentro da energia original.
Um tumor advindo de acúmulo de Qi, ou que apresente distúrbio cuja origem está na Vacuidade, acompanhará sensação de plenitude e completude nos Vasos Maravilhosos, que quando observados, palpados e diagnosticados estarão plenos, havendo brilho nos olhos.
Não recebemos da divindade uma maneira de tratar esse tipo de distúrbio, mas apenas de amenizar seus efeitos.
Um tumor advindo de acúmulo de Xue, cujo distúrbio está no Yuan Xue, deve ser tratado pela purificação do Yuan Xue. Explicaremos mais abaixo.
Isso removerá esse distúrbio, e no melhor caso diminuirá ou eliminará o tumor.
Isso dependerá da origem do Distúrbio no Yuan Xue.
Caso o distúrbio no Yuan Xue advenha de um distúrbio na Porta do Yuan Qi, deve-se tratar o distúrbio e também o Portão da Vida (MingMen, VG4), como instruído mais abaixo.
Caso o distúrbio no Yuan Xue advenha de um distúrbio no Yuan Qi, vem necessariamente da vacuidade. Haverá melhora mas não resolução, e reincidência, crescimento e metástase são esperados.
Caso o distúrbio no Yuan Xue advenha do Sangue da Mãe, a purificação do Yuan Xue levará a purificação do Sangue da Mãe, e com isso pode haver cura e resolução.
Um tumor por primariamente acúmulo de Xue virá do Sangue da Mãe quando o Vaso Penetrador (Chong Mai) estiver vazio e deprimido, e o Vaso Concepção apresentar vazio no abdômen inferior e plenitude no rosto.
É necessário palpar ou ver os vasos.
Um tumor advindo do acúmulo de JinYe vem de um distúrbio no Yuan Ye. Os Vasos Maravilhosos se apresentarão inalterados mas vazios.
Quando advém da reabsorção do Yuan Ye durante o parto, haverá afecção pulmonar ou gástrica internas, nos alvéolos, paredes do sistema respiratório, revestimento estomacal ou intestinal do duodeno e íleo, especialmente se houve ingestão de mecônio.
Terão sido a primeira manifestação do tumor, e não secundária.
Quando advém de distúrbios no Yuan Xue, não se vê poderá diagnosticar até ser eliminado o distúrbio no Yuan Ye e restaurados os Vasos Maravilhosos.
Quando advém de distúrbios na Porta do Yuan Xue, haverá amarelamento e empretecimento da pele na região do ponto MingMen (VG4), e deve-se tratar o distúrbio e também o Portão da Vida, como instruído mais abaixo.
Um tumor por deficiência não apresentará alterações nos Vasos Maravilhosos, e deve ser tratado antes de se investigar se há distúrbio na Energia Original.
Tratamento
Para os distúrbios do Yuan Qi, ou que dele venham, como aqueles do Yuan Xue, Yuan Ye ou Yuan Jing que advém de distúrbio do Yuan Qi, não recebemos uma maneira de tratar.
Todos os distúrbios no Yuan Qi necessariamente advém de distúrbios no Yuan Shen, que advém de distúrbios na Vacuidade, mesmo que o Yuan Shen aparente não estar afetado, mas sim a Porta do Yuan Shen.
Todo distúrbio que advenha da Porta do Yuan Qi, da Porta do Yuan Xue, da Porta do Yuan Ye ou da Porta do Yuan Jing advém de distúrbio na Vacuidade, mas pode ser tratado pois as Portas da Origem estão ligadas ao ponto VG4, MingMen.
Quando houver excesso, acúmulo e estase, deve haver sedação.
Quando houver deficiência, flacidez e depressão, deve haver tonificação.
Até que não haja mais amarelamento ou empretecimento da região lombar.
Assim se tratam os distúrbios da energia original que advém das Portas da Origem.
Para os distúrbios que advém do Sangue da Mãe, o mesmo deve ser purificado.
Pois mesmo após o nascimento, cada filho carrega em si o Sangue de sua Mãe.
Se purifica o Sangue da Mãe ao se purificarem o Sangue, por meio dos pontos Bp10 e R7, o fígado e o baço, por meio dos pontos F14 e Bp3, e o Coração e Rins, por meio dos pontos C7 e R2.
Deve-se queimar dois bastonetes de moxa em cada, em dias alternados, por 2 a 5 sessões. Deve-se tratar primeiro o Sangue, depois o Figado e o Baço, e por fim o Coração e Rins.
O paciente deve estar livre de doenças que impeçam o uso de moxa nesses pontos, como Deficiência de Yin do Coração e Fogo no Fígado.
Para os distúrbios que advém da Reabsorção do Yuan Ye, deve-se gerar o descolamento e expulsão do mesmo do corpo.
Isso se faz dispersando os pontos IG 3 e E25, simultâneamente em um lado e depois simultâneamente do outro.
Deve-se repetir até que haja diarréia explosiva líquida e de mal cheiro. Grande quantidade de água pode ser ingerida antes do procedimento.
As sessões devem durar no máximo 20 minutos, e o paciente não deve apresentar quadro que impeça o tratamento.
Para os distúrbios no Yuan Jing, deve-se tratar com tonificação ou sedação, dependendo do diagnóstico da situação do paciente, os pontos R4, BP6, BP15, C5, VC4. Não é necessária, mas pode haver aplicação de moxa.
Para os distúrbios no Yuan Ye, caso tenham origem em reabsorção do Yuan Ye durante o parto, o distúrbio se resolverá com o deslocamento e expulsão do Yuan Ye.
Caso tenham origem na Porta do Yuan Xue, se resolverão com o tratamento do MingMen.
Caso tenham origem em distúrbios do Yuan Xue, deve-se tratar os distúrbios do Yuan Xue.
Para os distúrbios do Yuan Xue, caso tenham origem em impurezas no Sangue da Mãe, se resolverão uma vez purificado o Sangue da Mãe.
Caso tenham origem no Portão do Yuan Qi, se resolverão se tratando o MingMen.
Caso tenham origem no Yuan Qi, se ameniza os mesmos mas não se pode resolver;
Para amenizar os distúrbios do Yuan Xue, se utiliza agulha com moxa na haste, nos pontos VG4, VG11 e VG 18.
Se queima pequena quantidade, apenas suficiente para esquentar a agulha e impedir o toque.
A sessão pode ser repetida a cada três dias, para um total de quatro sessões.
Após, deve-se aguardar ao menos oito dias para se realizar nova sessão.
Após amenizada, a doença se torna mais branda e pode ser tratada cirurgicamente com mais facilidade por um cirurgião competente. Não cabe ao acupunturista agir por sobre ela com a acupuntura.
Para amenizar os distúrbios do Yuan Qi, se utilizam os Vasos Maravilhosos.
Ao acupunturista importa observar seu estado, abrí-los na ordem do mais próximo da origem do tumor ao mais distante, e preservar e auxiliar a saúde do paciente, para que mantenha bom fluxo de energia e saúde, auxiliando a manter os Vasos Maravilhosos cheios e plenos tanto quanto possível.
Dessa maneira se auxilia a prolongar a vida e aumentar o bem-estar, diminuindo as dores e impedindo a agonização.
Esse procedimento não gera piora ou aceleramento no crescimento do tumor.
Para Entrar em Contato Comigo
Esse texto e as informações nele contidas foram uma canalização vinda de experiência mística com a divindade chinesa Mãe Rainha do Oeste (Xiwangmu).
Esse procedimento ainda não foi testado e mesmo caso houvesse sido, não é permitido por lei se garantir resultados.
Contudo, estou disponível para realizar, de maneira experimental, tratamentos que diretamente (por meio da acupuntura) ou indiretamente (por meio de outras práticas terapêuticas) se utilizem do conhecimento aqui recebido para auxiliar, de maneira complementar ao tratamento convencional, àqueles que desejem prevenir ou remediar uma situação de adoecimento por tumor.
Caso tenha interesse em obter maiores informações ou agendar uma consulta, procure a página do Platinorum no facebook e envie mensagem privada, ou deixe um comentário com o seu nome e e-mail ou telefone (não serão publicados).
Entrarei em contato assim que possível.