Odus

OKANA

Primeiramente gostaria de deixar bem claro só posso falar sobre o que sei e aprendi, com certeza existem pessoas que sabem mais do que eu, e pessoas que possuem ensinamentos diferentes. Opiniões e conhecimentos divergentes são normais e bem-vindos. Também gostaria de deixar claro que não posso falar daquilo que é oculto.

Odu quer dizer caminho. Mas que caminho? Todos eles. Quando uma pessoa deseja algo, ela tem de percorrer um caminho. Quando uma pessoa nasce ela tem seu Ori (cabeça), para acompanha-la em seu caminho de sucesso. Quando um Orixá se faz presente na Terra (Ayê) ele percorre um caminho. O Odu é o que liga o ponto A ao ponto B. Nada está parado, tudo se move e se relaciona.

Outro ensinamento é que não há nada de novo acontecendo em lugar nenhum, tudo que acontece já aconteceu, a história é sempre a mesma, os caminhos percorridos são sempre os mesmos, personagens diferentes, cenários diferentes, tempos diferentes, enredos iguais. Por isso um Babalawô é capaz de entender qualquer situação, ele tem acesso às histórias, ele conhece os mitos, os rituais, medicina e procedimentos para solução de um problema.

A ordem dos Odus varia se o jogo é de 16 búzios (erindilogun) ou pelo Ikin. Então, por conveniência irei apresenta-los na ordem do jogo de búzios. Em cada leitura os símbolos se apresentam em dupla, se forem iguais são Meji, se forem diferentes são Omo Odus, ou filhos. Para facilitar irei apresentar o signo de cada um de maneira única, como se jogássemos somente 4 búzios e fizéssemos uma leitura simples de cada um. O objetivo é dar uma visão geral de cada um deles e já demonstrar sua riqueza.

ÒKÀNRÀN

Búzios abertos: 1

Ordem em Ifá: 8

Posição: esquerda.

Gênero: Feminino.

Vibração: rápido.

Principais Orixás: Exú, Orula Xangô e Ogum.

Símbolo:

0

0

0

 I

Resumo: início ou bloqueio.

Okanran (OKANA) é o primeiro Odu do jogo de búzios, é uma representação da ação de Exu como o iniciador de processos, ou sua ausência impedindo que o movimento aconteça. Tudo tem que começar, tudo inicia com um passo e depois abre para novas possibilidades. Tudo começa pequeno e tímido.

Também representa uma surpresa inesperada, algo que virá do nada. A criação vinda do vazio. Exu estava com fome, só poderia caçar amanhã, porém Exu comeu a caça hoje. A surpresa pode ser tanto negativa quanto positiva, é a ação de Exu, rápida, surpreendente. Deve-se estar pronto para receber Exu, se não ele vai embora e leva a parte dele e a sua.

Quando aparece no jogo ganha preponderância, devido sua raridade, se positivo vai representar uma ação surpreendente, algo que aparentemente surge do nada e pode ser a solução. Quando negativo é um grande problema, e para solucioná-lo deve-se buscar a ajuda de Exu de maneira urgente.

O que surge do nada pode precisar de cuidados especiais, uma semente guarda dentro de si a maior das árvores. Se as condições não forem favoráveis, a semente secará e não passará disso, porém se for favorável uma árvore pode surgir, e com a ajuda de Exu a árvore pode crescer de um dia para outro.

Seu desenho é um copo, recipiente, alguns diriam útero ou um pênis. Quando cheio é abundância, magia. Quando vazio é necessidade, bloqueio. Sendo útero ou pênis, ou os dois, representa a criação através do sexo ou simplesmente ação criadora, dois virando um, um virando dois e gerando.

Resumidamente é magia, algo surgindo do nada, uma ajuda externa, ajuda inesperada, surpresa, criação, geração. Sempre que aparecer irá indicar uma surpresa, algo que vai acontecer e surpreender.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.