Magia durante a quarentena?

A magia é uma linguagem que nos permite falar e moldar o Universo a nossa volta, atuar sobre uma Wyrd e direcionar seus fluxos. Normalmente, o nosso poder pessoal exerce um impacto microcósmico significativo enquanto é restrito pelo macro, mas qual função ela adquire em um contexto onde esse macro é tão opressivo que nos deixa totalmente a mercê dele?

Para que serve a magia durante uma quarentena?

Imagem destacada: bairro Liberdade (São Paulo) vazio durante a quarentena

Em primeiro lugar, não quero associar a quarentena com autoconhecimento ou (numa das comparações mais absurdas que vi) com um retiro espiritual. Enquanto um retiro possui um momento definido para acabar e um senso de comunidade, a quarentena pode se prolongar indefinidamente, muitos de nós podem estar confinados com pessoas que podem ir do “desagradável” ao “abusivo” e a sensação de isolamento junto a um bombardeio de informações (das descontextualizadas às falsas, passando pelos absurdos negacionistas) facilmente se torna um desamparo. Por favor, tenham sensatez e não romantizem o momento; venho aqui não para dizer para “se voltarem para dentro” e coisas que já devem ter lido por aí, mas para discutir o que a magia – o nosso recurso invisível – pode nos trazer.

Alguns podem estar sentindo falta de certos elementos ritualísticos, uma vez que as lojas locais de velas e ervas podem estar fechadas e não é recomendável caminhar para recolher as plantas que crescem por aí (se puder, FICA EM CASA!). Nesse momento precisamos nos lembrar de linhas que valorizam a adaptação e improvisação, como a magia do caos ou mesmo a bruxaria. Provavelmente será necessário apelar para abstrações e rituais mais enxutos, porém sabemos o que é possível fazer com sigilos e talismãs escritos em tiras de papel; um ritual inteiro pode ser baseado em escrever o feitiço em um papel, de forma simbólica e artística, transferindo toda sua energia no ato e podendo contar ou não com recitações. A bruxaria também possui feitiços com cordas e nós, que podem facilmente ser executadas com materiais fáceis de se obter como barbantes e fitas. Além disso, também podemos priorizar as ervas que são facilmente encontradas no supermercado (como o alecrim) e nos atentar a quais delas nos ajudariam com banhos para purificação e combate a depressão.

Agora, se a magia é feita para falar com o mundo e não estamos em contato com o mundo, não estamos saindo para encontrar situações a serem moldadas e colher resultados, para que ela serviria? Existe função para a magia no mundo criado pelo coronavírus, além de rituais que são versões magísticas de uma “reza pela saúde de todos e fim da pandemia”? A magia serve para algo quando estamos atados pela circunstância e confusão?

Sim, existe e serve.

A criação de espaços sagrados é uma das habilidades mais importantes no momento

Em primeiro lugar, a magia pode criar um espaço (mesmo que pequeno e compacto, como uma sala ou quarto) onde você possa se sentir minimamente tranquilo ou sob controle. Isso pode ser alcançado com um mero ritual de banimento, especialmente se for fixado em talismãs físicos; e mesmo que esse controle seja apenas na parte espiritual, poder criar um instante onde sua Mente ficará mais clara pode ser muito confortante e até auxiliar com tarefas. Dêem uma atenção especial a isto.

Outro tipo de prática que merece atenção especial são os rituais que lidam com conexões entre as pessoas, sejam eles egregóricos ou lidando com vínculos mais íntimos. Não podemos estar fisicamente próximos, mas essas práticas nos mantém espiritualmente próximos e também podem nos gerar conforto ao lembrarmos que as pessoas se mantém pensando umas nas outras e podem compartilhar seus sentimentos mesmo com a barreira da distância. Combinem rituais coletivos, feitos ao mesmo tempo; caso se sintam confortáveis com isso, usem recursos para transmitir umas às outras a prática em tempo real e terem as vozes e/ou imagens uns dos outros como algo presente. Estudem feitiços que “mandariam mensagens”, e vejam o que acontece.

Não se esqueçam também de feitiços de prosperidade e abertura de caminhos. Muitos devem estar angustiados devido a fatores materiais, e a magia pode ser capaz de ajudar a segurar as coisas ou mesmo entregar um benefício inesperado. Este é o recurso para qual nos voltamos quando tudo aquilo que é “normal” parece insuficiente, não hesitem em usar.

E os oráculos, como eles ficam diante de algo fora de controle que deixa qualquer coisa absolutamente travada? Não deixem de tirar, mesmo que uma consulta simples sobre como será a sua semana. Eles podem nos fornecer insights do nosso estado e dar indicações de onde precisamos trabalhar melhor ou reforçar nossas defesas. São aliados importantes.

Mas o principal é que a magia, tal qual a arte (e sendo “A Arte”), possui a capacidade de nos manter humanos durante um tempo conturbado como este. Está muito fácil ir aos poucos se esquecendo de quem é, quando não há um mundo externo com quem se interagir e criar trocas e distinções. A magia se trata de trabalhar a Imaginação, a criação e o sonho, de capacidades inerentes a ser humano e a experiência humana. Se não dermos vazão a tudo isso, é muito fácil escorregar para um estado onde nosso referencial de nós mesmos se perde.

Abracem a magia, como mais do que um recurso uma parte indissociável de si mesmos. Deixem que ela mantenha suas estruturas aliadas e sirva como uma pequena luz no momento escuro. E por favor, a menos que seja estritamente necessário, FICA EM CASA CARALHO!

Até breve!

-Ravn

P.S: aqueles que trabalham com a sazonalidade/Roda do Ano, por favor se atentem a proximidade da Samhain/Noite de Inverno e ao impacto que o contexto terá nesse momento. Redobrem seus cuidados.

Você também vai gostar...

2 Comentários

  1. Pra quem precisa se movimentar e tem pouco espaço ou não sabe como começar, existem vídeos muito bons de qi gong no YouTube que tem de dez a quinze minutos e ajudam a melhorar o dia todo.

  2. Tmb sugiro fazer elixir com água e pedra. Os cristais mais indicados pq não sao tóxicos e podem ir na água são: aqua marine, ametista, quartzo verde, quartoz branco e quartzo azul. Promovem saúde de diferentes formas.

    Todos podem ir na agua desde q sejam os pólidos pra nao soltar lasca

    Ai bota as pedras na garrafa de vidro pq plastico faz mal, depois enche de água e deixa no sol 1-3h e dps bota dentro da geladeira e bebe. Quem sabe reiki tmb pode aplicar na água. Tmb sugiro cozinhar com intenção e escolher temperos para isso (alecrim ajuda mto no combate a depressao por exemplo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *