O Reiki na Magia

O método Reiki Usui de Cura Natural. Normalmente é assim que se traduz “Usui Reiki Ryoho”.

A prática surgiu com Mikao Usui, e se espalhou pelo ocidente pela sua auto-proclamada iniciada, Hayawo Takata.

Infelizmente, foi pervertido.

O método Reiki tem tentado voltar às orígens a tempos. Contudo, o que vemos são métodos de cura derivados do método Takata e, recentemente, de auto-proclamados “verdadeiros discípulos” de Usui.

A Usui Reiki Gakkai, fundação criada por Mikao Usui, permaneceu silenciosa por quase noventa anos. Contudo, tem movido-se recentemente conforme a nova geração diz que Takata não era discípula verdadeira de Usui e que somente eles possuem o método original.

Mas não vamos nos aprofundar nessa possibilidade. Sistemas clamando serem o “original” e o “verdadeiro” há muitos. Ao invés, vamos nos ater ao que podemos ver.

No melhor estilo caótico, “se funciona, isso que importa”. Mas o Reiki Funciona?

Em partes. Vejamos.

Vou fazer uma imposição de mãos para curar você, tá?
Ué, mas a sua mão…
NÃO FALA DA MINHA MÃO! ELA TEM REIKI NELA, TÁ?! SOU INICIADO, TÁ?!

O Reiki que Perdeu sua Eficácia

Quando Takata iniciou as práticas de Reiki, seu uso era direcionado principalmente a gerar efeitos no plano físico.

Curar moléstias físicas sempre foi a mensagem mais espalhada do Reiki, mas não vemos nada do tipo recentemente.

Ao invés, vemos o Reiki sendo aplicado à revelia de qualquer busca por cura física, mais como “relaxamento” e “cura interior”.

Mas será só isso que o Reiki pode oferecer? Depende do que chamamos “Reiki”.

E agora a nova onda do pedaço! Reiki Psicodélico!

O Que é Reiki

A experiência de canalizar o Reiki é, em si, a mesma experiência de se canalizar qualquer energia ou força exterior ao ser.

Uma energia em específico flui por sobre o iniciado, que passa a emití-la.

Mas se é assim, porquê ele tornou-se parte do movimento Nova Era e absorveu todas as suas mazelas?

Bem, o Reiki se mostra como uma energia, mas que energia é essa? Como diferenciá-la de outras?

Coisa bonita!

Energia que Vem do Espírito

“Rei”, em “Reiki”, escreve-se com o kanji ” 霊 “, que pode ser entendido como “espírito” ou “alma”. Em seguida vem o kanji ” 気 “, que pode ser entendido como um “temperamento”, “humor”, ou “modo que a coisa ocorre”.

Assim, ao se dizer que um fantasma estará em paz após um funeral feito a ele, escreve-se ” これで彼のも浮かばれるだろう。”.

Ao mesmo tempo, ao falar que uma pessoa deve prestar atenção, pode-se falar ” をつける “, que significaria literalmente “coloque sua energia(Ki) nisso”, mas que pode ser entendido como “preste atenção”.

Assim, “Reiki” pode ser entendido de muitas formas, tais quais:

“Energia Espiritual”, “Energia que vem do Espírito”, “Sensibilidade Espiritual”, “Sentir-se Espiritual”, “Energia dos Espíritos” e assim em diante.

Ou seja, bem diferente do “energia natural do universo” que vemos por aí. Afinal, ainda que Ki ( 気 ) possa ser entendido como “energia universal”, também pode ser entendido como “sensação”, “sentimento” e similares.

Da mesma maneira, ainda que Rei ( 霊 ) pode ser entendido como “Espiritual”, também pode ser entendido como “fantasmas”, “coisas etéras” e “Espírito”.

O Espírito que Sente

Uma das possíveis interpretações de “Reiki” que me agrada é a de “Sensação que Vem do Espírito”. Quando começamos a manifestar o Reiki, sentimos uma emergência da nossa percepção espiritual, e a famosa Meditação Gasho ensinada a todos os Reikianos nos traz justamente para a visão espiritual do momento presente.

Diz ela: “Somente hoje, eu abandono a Raiva. Somente hoje, eu abandono a preocupação. Somente hoje, ajo de forma disciplinada/honesta. Somente hoje, sou grato. Somente hoje, sou gentil.”

Quando nos encontramos vivendo no momento presente, a raiva, a preocupação, a falta de desejo de agir, a gratidão e a gentileza nos vem de forma natural – como seria de se esperar de um ensino Zen Budista Japonês.

Todo monge meditante parece que tá sentado na privada, já notaram?

Usui e Religião

Mikao Usui aparentemente praticava alguma forma do Zen-Budismo Japonês, que mistura elementos Budistas, Xintoístas e Daoístas.

Assim, o foco em viver no momento presente e no que isso gera é um aspecto importante do que se deve levar em conta no Reiki.

Assim, quando praticamos Reiki, colocamos nosso Espírito à frente, e permitimos que sua Energia guie nossas ações e percepções.

O Método Usui de Cura Natural Reiki, portanto, pode significar simplesmente “Método Usui de Cura Natural pela Energia Espiritual”.

Mas já sabemos que existem diversos tipos de energias espirituais. Então, de qual energia em especial estamos falando?

“Meu quarto só tem energia positiva” – Ahã, tá. Senta lá, Claudia.

Energia Espiritual

Por sensibilidade energética, podemos perceber diversos tipos diferentes de energia no ambiente.

Também podemos perceber energias que vem de nossos pensamentos e visões do mundo, e nossa própria atenção, consciência e percepção podem ser entendidos como formas de energia.

Mas a energia Reiki, ao menos aquela em que fui sintonizado, está mais relacionada com nossa essência do que com outras formas de energia.

– Chefe! Acho que esse cara não tem muita cura de corpos humanos não. Mas tudo de comida que ele toca fica gostoso!

– Cala boca e trabalha, Kleyson.

Energia da Essência

Nem todos possuem Essências Espirituais que estão relacionadas à cura, ou melhor dizendo, ao “concerto do que está errado”. Alguns possuem Essências relacionadas a outros tipos de ação, mas todas as Essências tendem, naturalmente, a reorganizar o universo ao seu redor para que tudo ocorra conforme um princípio ordenador superior.

Em meus cursos, normalmente descrevo o Reiki como uma força de “ordenação celeste”, significando que é uma força que tende a Organizar (e por isso curar) tudo que está ao redor.

Contudo, aqui irei mais fundo: O Reiki é um portal, não a energia em si. E a sintonização é a abertura desse portal na pessoa.

Luzinha é top.

Símbolos, Sintonização e Portais

Quem já viu uma iniciação/sintonização em Reiki já deve ter visto vários símbolos sendo desenhados no ar e depois colocados na cabeça de alguém.

Nas iniciações, o Reiki é enviado em grandes quantidades ao aluno, e também os símbolos para a ação Física (Choku-Rei), Emocional (Sei-He-Ki), Mental (Hon-Sha-Ze-Sho-Nem) e Espiritual (Dai-Ko-Myo) são impressos no topo da cabeça e na nuca do aluno.

O que ocorre ali é a abertura de um canal entre o Aluno e sua Essência, permitindo assim que ele manifeste Reiki – a “energia/disposição/sensação do Espírito”.

Por isso não existe “uma” energia Reiki. O Reiki é único para cada pessoa, e terá efeitos diferentes em cada um.

Mas uma coisa é certa: Se você não consegue realizar efeitos físicos, o seu Reiki não está alinhado o suficiente.

– Por aqui para iniciação Senhor, Senhora!
– Tá meio escuro lá dentro…
– É mesmo ? Nem tinha visto!

E mais um Mestre de Bosta se forma na Escola Superior de Gente que Fode Sua Vida.

Só Se Pode Abrir a Porta. Caminhar é por sua Conta

Quando fui primeiro iniciado no Reiki, logo parei de sentir a energia fluir em minhas mãos.

A “energia Reiki” pode ser facilmente identificada e separada de outras energias por suas sensações comuns – é uma energia calma e tranquila, que traz paz e contentamento, relaxamento e direcionamento. Sentimos que ela nos desperta e nos torna mais conscientes, ao mesmo tempo em que recupera a visão de que temos uma missão de vida.

Contudo, isso são só as características gerais da manifestação da Essência na matéria. A paz, o propósito de viver, a Verdadeira Vontade e o Fluir Harmônico ocorrem com todos que manifestam sua Essência, como é o caso de qualquer Guru ou Mestre Espiritual minimamente capaz.

Então, onde entram os efeitos físicos? Entram no fato de que a Essência não diferencia mente, emoção ou fisicalidade. Ela altera tudo ao seu redor, e eu mesmo já presenciei efeitos físicos ocorrendo com o Reiki – inchaços desaparecendo, queimaduras de café e óleo quente que não deixaram bolhas nem marcas, feijões que germinaram com mais força e em maior quantidade que outros do mesmo tipo deixados de lado, etc.

Infelizmente, muitos mestres reiki da atualidade não ensinam seus alunos como “atravessar a porta” e efetivamente utilizarem o Reiki.

– Pra onde isso dá?

– Cara, fiz o curso de Reiki Xablau ontem, nem achei que funcionava!

Reiki e Magia

Se o Reiki é um portal, então qual sua característica? Os diversos símbolos usados no Reiki podem ser compilados em livros de tantos que são, e isso já foi feito.

Contudo, cada símbolo meramente age como um meio de acesso ao Espírito.

O Portal conecta dois lugares, e apenas aqueles dois poderão interagir entre si. Assim, os símbolos clássicos do Reiki (Choku-Rei, Sei-He-Ki, Hon-Sha-Ze-Sho-Nem e Dai-Ko-Myo) trarão formas de se acessar a Essência ou Espírito, e cada uma dessas formas fará com que determinadas partes de nós ou do mundo ao redor acessem isso e recebam essas energias.

O estudo (aplicação consciente e análise própria) de cada símbolo, e também o estudo de como receber do Espírito novos símbolos que nos tragam outros acessos à Essência são parte importantíssima do Reiki, mas pouco utilizada. De fato…


Tem muita gente que não cobra pela iniciação no Reiki. Nem todos são charlatões, mas a maioria vai te jogar em algum canto e te deixar sem saber o que fazer.

Ninguém Nunca te Ensinou a Usar o Reiki

Tem gente que faz cursos de fim-de-semana. Tem gente que recebe a iniciação nos “níveis” do Reiki em uma tarde, e a única instrução é: “Aplique em si mesmo todos os dias por 21 dias”. Nada além disso.

Contudo, o propósito do Reiki sempre foi, e é, fazer com que a pessoa acesse mais facilmente sua Essência, assim como a Essência presente em todas as coisas.

Ou seja…

Podemos chamar de Reiki? Se você acessar a faceta correta, até dá.

A Verdadeira Vontade

Podemos chamar de Verdadeira Vontade o acesso que o Reiki dá à Essência?

Talvez, se aplicarmos o Reiki em certos locais específicos.

Podemos chamar de acesso ao estado de Wu Wei (não-ação)?

Novamente, se aplicarmos o Reiki em certos lugares, isso ocorre.

O fantástico do Reiki é que ele pode ser aplicado em diversas instâncias, e sua ação como Portal trará a Essência daquilo em que ele for aplicado para fora.

Há o conto do aluno que diz que aplicou o Reiki em suas plantas que estavam sendo infestadas por pulgões, e os pulgões nelas aumentaram de quantidade.

Quando ele perguntou ao mestre porquê, o mestre disse “aplique o Reiki na planta, não nos pulgões”.

E o mesmo se aplica para outras coisas. Caso se aplique o Reiki em um punhado de feijões, por exemplo, buscando acelerar seu crescimento, é possível que você aplique o Reiki em parte dos feijões – aquela relacionada a “crescer”.

O que pode trazer doença, pois os feijões podem crescer antes de seu tempo, se tornando fracos e incapazes de crescer.

O método de Hayashi (mestre de Takata) busca fazer um Reiki de massa: Algo seguro, que possa ser utilizado por qualquer um e que não tenha efeitos muito fortes nem possa ser utilizado de maneira errada. Os símbolos, eles mesmos, são baseados nesse princípio, mas…

O Platinorum até divulga magia de graça, mas acompanhamento pessoal e ensino personalizado aí já é foda de fazer de graça, a menos que você seja bem rico né?

O Reiki Pode Ir Além

Como uma forma de encontrar sua Verdadeira Vontade, como uma maneira de fazer magia, como um método de cura para curas físicas ou até mesmo uma forma de abrir caminhos para o contato com divindades e deuses. Alterar o próprio destino também é possível, ainda que de maneira limitada.

O Reiki é uma ferramenta fantástica que dá ao iniciado a Informação de como abrir os portais para a manifestação da Essência no mundo. Ou ao menos o faz àqueles que são atentos o suficiente para saber como fazê-lo.

Os métodos, formas e maneiras?

Esses são por demais extensos e pessoais para serem ensinados em um post. Só para escrever a respeito já gastei tanto papel virtual, que o diga para analisar pessoa a pessoa, sanar dúvida a dúvida, indicar caminhos a cada um.

Para isso, ofereço cursos, iniciações e sessões de Reiki. Os interessados nos cursos (onde aprenderão a utilizar o Reiki como uma ferramenta magística) podem procurar pelo Grupo Amithaba, onde começarei, junto à minha esposa, a oferecer tais.

Já aqueles que desejam apenas receber algum efeito por meio do Reiki, podem me procurar pela página do Colégio Platinorum no Facebook.


Você também vai gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *