Platinorum Recomenda – Futhark

Livro de Edred Thorsson (autor muito referenciado na magia rúnica) saindo pela Editora Pensamento, pode ser facilmente confundido com uma nova edição de O Oráculo Sagrado das Runas (tradução de “Runecaster’s Handbook” pela mesma editora, que se encontrava esgotada) por conta do subtítulo. Porém, é mais do que isso: trata-se de uma expansão do kit dessa vez focada na tradução de Futhark: a handbook of rune magic – uma obra de base no estudo de runas.

(foto por Ravn)
Conforme foi citado, o subtítulo do kit pode confundir – a editora parece ter mirado o lançamento no público que busca as runas apenas como oráculo, porém o produto principal é voltado para o uso magístico. Futhark é uma introdução completa para as runas dentro da magia com um viés para a egrégora nórdica, tendo influenciado inúmeros autores desde então (incluindo Thomas Karlsson com o seu Uthark, publicado no Brasil pela Editora Penumbra). Trata-se de uma caixa com o livro Futhark, um livreto com o conteúdo do Runecaster’s Handbook e um kit de runas em MDF.

Além de trazer as associações individuais de cada runa, o manual dá amplo suporte prático. Nos fornece um sistema baseado na cosmologia e cosmogonia nórdica, além de fundamentação e exemplos de rituais de confecção de talismãs – há notas sobre como determinar o melhor momento para executar um ritual, e ainda tabelas de correspondências (que para os hermetistas de plantão também inclui astrologia e tarot, embora eu discorde deste uso). Também são incluídos exercícios e meditações para melhor compreensão dos simbolismos, rituais de banimento (aquele publicado aqui no Platinorum é baseado no encontrado neste livro), abertura e encerramento.

(foto por Ravn)

Conforme mencionado, o Runecaster’s Handbook foi incluído na caixa como um livreto; nele encontraremos os métodos de Thorsson para a divinação. O autor prioriza formas onde as runas são literalmente lançadas sobre um tecido com marcações baseadas na Yggdrasill, embora quem prefira métodos de seleção e disposição (similares a cartomancias) também encontrará alguns. Para ele, as runas possuem relações entre si ditadas por sua posição alfabética que termina sua resposta em uma leitura.

Junto do set de runas, a edição brasileira de Futhark é uma ferramenta mágica completa. Sempre esperei que mais livros do Thorsson fossem publicados no Brasil além do oracular, e agora com esse kit temos uma introdução acessível à magia rúnica sob o olhar nórdico em português. Para aqueles que não fizerem questão do kit de runas, também existe a opção de adquirir apenas o livro em versão digital para Kindle. É um convite que induz o leitor a começar suas práticas imediatamente!

-Ravn

Você também vai gostar...

3 Comentários

  1. Eu adquiri nesse pensamento, crendo ser outra edição do mesmo, mas vi que ele engloba muitas outras coisas, só não entendi o que o livro já esgotado continha? Era unicamente o que tem no livreto desse atual? Estou pouco mais da metade do livro principal, como sou leigo sem magia está meio complicado para mim entender muitos dos conceitos. Outra coisa que gostaria de me aprofundar mais e na criação de combinação de runas e as várias formas de se montar sigilos, mas como me falta bagagem só com o conteúdo do livro fica meio complicado. Mas e nítido a qualidade do livro, recomendo de mais. Obrigado pelo post

    1. Oi, Fabiano. A edição anterior (que se chamava “O Oráculo Sagrado das Runas” na versão brasileira) continha o conteúdo de “The Runecaster’s Handbok“, que na edição nova é o livreto pequeno encartado sobre jogadas oraculares com as runas. Caso tenha dúvidas sobre magia prática, você pode procurar o livro Mágicka Visual da Penumbra Livros (também tem um post sobre ele aqui no Platinorum) para complementar seu estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *