Levítico 18 e o sexo

Alguns pontos rápidos:

Primeiro: é um texto de — pelo menos — 25 séculos atrás.

Segundo: não se lê Levítico 18 sozinho (ou Vaiykrá 18). O capítulo faz parte da Parasha Acharê, na qual fazem parte os capítulos 16, 17 e 18. Esses capítulos apresentam uma série de mandamentos (mitzvot) positivos e negativos. Ou seja, diz o que um judeu deve e não deve fazer.

Terceiro: “Ein apotropos le arayot— ninguém é guardião da sexualidade de ninguém.

Na mesma lista da Parasha Acharê estão: o serviço especial de Yom Kipur, incluindo o sacrifício do bode a Azazel; comer sangue de animal ou comer de um animal encontrado morto; deixar as tradições do Egito para trás, obedecer às novas leis; não fazer sexo com parentes próximos (pais, sobrinhos, tios, parentes por casamento), nem com a própria mulher no período de menstruação; não entregar os filhos para sacrifício (a Moloque); não deitar com homem “como com uma mulher”, não fazer sexo com animais.

A 350a. mitzvah negativa é “(Você) não deve se deitar com um homem como com uma mulher”.

Primeiro, o leitor (Você) é um homem. A sexualidade das mulheres não está tratada aqui. Uma mulher poderia se deitar com outra mulher sem problema, porque os judaísmo era (talvez ainda seja?) essencialmente machista e não se importou em estabelecer regras para as mulheres.

Mais tarde, alguém veio a interpretar que a relação sexual mulher-mulher seria proibida pela frase “Não seguirás as condutas do Egito”. Essa frase poderia ser sobre escravidão ou sobre politeísmo. Mas é claro que alguém interpreta como sendo sobre sexo.

Mas voltemos à 350a mitzvah negativa. A frase em si deixa muito para interpretação, não? Os judeus mais ortodoxos proíbem que dois homens dividam um cobertor, porque isso seria “deitar com um homem como com uma mulher”. Mas o grande Rashi, autor dos comentários mais conhecidos sobre a Torah, indicava apenas que o problema seria o sexo anal.

Considerações importantes:

O texto indica punições de morte para quem comer sangue e de expulsão para quem se alimentar de animais encontrados mortos. Mas não indica punição direta para homossexuais.

Existe comentários dizendo que os dois homens que tiverem relações sexuais devem fazer um único sacrifício (não são duas punições, uma para cada; só a mesma para ambos). E infere-se que seja a mesma punição para “desperdiçar semem”. Ou seja, masturbação. Esse sempre foi um grande problema para a cabala. O sexo é feito para ter filhos, se o sexo não for feito com essa intenção, ele é só desperdício. Todo tipo de sexo.

Mais importante: o Talmud traz a noção de Ein apotropos le arayot. Essa frase é evocada em algumas discussões importantes. Duas delas pertinentes aos nossos tempos. A frase tem o sentido de:

  1. Ninguém controla a própria sexualidade
  2. Ninguém pode julgar a sexualidade dos outros

O primeiro ponto é uma versão mais que centenária do que se fala sobre “todo homem é um estuprador em potencial”. O judaísmo entende que qualquer um pode se sentir atraído sexualmente por outra pessoa, que não há controle sobre esse sentimento exceto talvez não olhar para outra pessoa. É comum essa tradição em comunidades ortodoxas em que os homens são proibidos de olhar diretamente para mulheres por quem possam se sentir atraídos sexualmente (mulheres com pouca roupa ou mesmo bailarinas, artistas que estejam fazendo algo artisticamente belo). Nós consideramos hoje que um pênis pode enrijecer com por coisas simples como variação de temperatura. Mas leituras mais ortodoxas da Torah não levam em conta o motivo, apenas o efeito. Logo, cuida-se para que não aconteça qualquer tipo de excitação indesejada (ou desnecessária).

O segundo ponto é que nós não somos as pessoas a controlar ou julgar a sexualidade dos outros. Se não controlamos a nós mesmos, também não controlamos como os outros fazem sexo, quais seus impulsos ou mesmo suas ações em casa e na cama.

E mesmo que consideremos a relação homossexual seja mesmo considerada impura, na cabala, é algo que se resolve com um bom banho.

 

Não use minha Torah para justificar teu ódio,

Shbaa.

Você também vai gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *