Ventosaterapia e os Atletas

Durante os jogos Olímpicos desse ano (2016) o mais famoso atleta da delegação americana, aquela com maior número de medalhas de ouro na história dos jogos, surpreendeu o mundo. Isso porque o detentor de recordes e medalhista de ouro Michael Phelps, apareceu com estranhas manchas roxas e redondas pelo corpo – especialmente na região dos ombros e costas.

Não, não é um efeito negativo de nadar nas águas poluídas da Baía de Guanabara. São o resultado de uma antiga técnica chinesa chamada Ventosaterapia, que é utilizada conjuntamente à medicina tradicional chinesa há muito tempo. Mas o uso da MTC por atletas, executivos, políticos e outras pessoas cujo estilo de vida requer tratamentos não invasivos para seus sintomas, não é coisa nova.

De fato, os atletas americanos que dão novo significado aos limites do corpo humano e estabelecem sua marca no mundo parecem ter um gosto apurado pela medicina oriental.

Falemos um pouco disso.

 

Arnoldao nas acupunturis -1438
Arnold se submete a acupuntura aos 14’38” do make-off de pumping iron – chamado RAW Iron.

 

Pumping Iron

O ator, político e body builder Arnold Schwarzenegger, carinhosamente chamado por alguns de “Arnoldão”, é talvez o primeiro exemplo que me vem à mente quando penso em atletas usando a MTC para irem além de seus pares.

No filme RAW Iron, make-off de Pumping Iron, que mostra a trajetória de Arnold em sua busca do sétimo prêmio de Mister Olímpia (maior prêmio do mundo do halterofilismo e body-building), vemos o, na época enorme, body builder se submetendo a uma sessão de acupuntura. Acredito que Arnold se submetia às sessões para aumentar a sua perda de água antes das com